Os clientes do “atacarejo” estão deixando de lado os produtos de marca própria que são mais baratos e voltaram a priorizar as marcas líderes de mercado na hora de montar o carrinho de compras. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular com 12 mil clientes de ambos os sexos em todas as regiões do Brasil da rede Assaí Atacadista, revelou que itens básicos como arroz, feijão e óleo de cozinha de marcas líderes voltaram à mesa do consumidor, e os pesquisados disseram que nestes produtos, a marca é mais importante que o preço.

Essa volta da preferência pelos produtos líderes de mercado vem sendo puxada pela queda da inflação e recuo da taxa de juros, que reduziu o endividamento das famílias, e por uma retomada gradual do mercado de trabalho, que possibilita maior poder aquisitivo para as famílias. É um movimento que reflete um alívio no bolso do consumidor, que pode se permitir retomar alguns “luxos”.

O estudo ainda revela que a avaliação sobre a importância da marca subiu em todas as categorias, exceto frutas, legumes e verduras. “Durante o auge da crise econômica, percebemos que nossos clientes passaram a consumir mais itens de marcas secundárias, buscando economizar em primeiro lugar. Mas com um cenário econômico começando a apresentar sinais de recuperação, já percebemos o movimento contrário, com a maior procura pelas marcas líderes”, diz Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

O ciclo de recuperação da economia depende de uma série de fatores, mas quando se tem uma maior estabilidade na renda e no emprego do consumidor, o volume do varejo tende a crescer de forma mais sustentável.

Mesmo após a crise, 98% dos clientes pesquisados que disseram ter migrado para as lojas do Assaí por conta da situação econômica mais desafiadora, mantêm a preferência e confirmam que irão continuar fazendo suas compras no “atacarejo”.

Fonte: New Trade

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo